CLÁSSICAS PORTUGUESA E BRASILEIRA
Tabela com informações básicas sobre os períodos literários que podem ajudar o leitor a mensurar
o conteúdo que se estuda quando se trata de Literatura Clássica.
Caro leitor, interessado em entender a Literatura Clássica, apresento esta tabela, que pode ajudá-lo a ter a dimensão do que é estudado na escola. Aí estão todos os períodos, nem é tanta coisa assim, é?
Fonte da imagem: http://lingua-agem.blogspot.com.br/2011/02/literatura-panorama.html
O papel do professor é facilitar o entendimento disso tudo. É claro que os estudos não se resumem a essa tabela, mas ter essa visão geral nos dá uma noção do que temos no cardápio! Ela é uma linha do tempo dos períodos literários e pode ser vista também como um cronograma que o professor, ao trabalhar com Literatura, leva em conta para transmitir o conteúdo. Ele tem bastante tempo para ir transmitindo isso tudo aos poucos para os alunos; que é o tempo que você passa na escola desde o início até o fim do Ensino Fundamental II, podendo (e devendo), este conhecimento, ser revisto no Ensino Médio.
Para ser bem claro, estou postando a tabela para que este conteúdo pareça menor, como um mapa faz um território parecer menor, faz quilômetros parecerem centímetros. Ou seja, para você ver que este estudo não é um bicho-de-sete-cabeças e sim um bichinho de estimação muito dócil!
Vejamos alguns detalhes:
1 - Portugal tem períodos a mais que o Brasil e o Brasil tem períodos que Portugal não teve. Isso se deve ao fato da terra lusitana ser mais velha e porque a história do desenvolvimento de cada país tem suas peculiaridades.
2 - O surgimento de um período não significa que o anterior já acabou! Não foi tudo agendado, eles aconteciam por causa de fatores diversos e não eram eventos pré-programados.
3 - A lista tem um fim (anos 1950). E o fim dela é o começo de um novo momento, o pós-modernista, que se arrasta até hoje, que viu surgir a internet. Composta por exemplo, por Paulo coelho, Luís Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, etc.
Agora embarque nesta aventura! Boas leituras e bons estudos!
